quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ESSAS MÃOS: um trabalho multidisciplinar realizado por alunos da APAE de Ipira

Alunos da turma de Serviço Pedagógico Específico/Ocupacional I, da Escola Especial Semente de Esperança - APAE de Ipira desenvolveram uma série de atividades a partir do tema “Problemas Sociais”. O trabalho realizado durante o segundo semestre de 2011 resultou em textos e trabalhos artísticos feitos pelos alunos Luiz Carlos Turcatto e Evanir da Silva.


O trabalho é multidisciplinar, e foi orientado pelas professoras Marinês de Melo e Keli Koch, com a organização do professor Aislan da Silva.

 
Segundo a professora Marinês, o projeto segue um tema e uma programação pedagógica definida em conjunto com os alunos e os professores de artes e Informática educativa, utilizando da metodologia de projetos de trabalho, versando sobre os mais diferentes assuntos. “Nessa etapa, o tema abordado foi os problemas sociais envolvendo crianças e adolescentes no Brasil e a impotência da família e da sociedade perante essa situação”, diz.
Para ela, o importante é que essa atividade seja flexível para que esteja a todo instante estimulando o aluno, encorajando a construção do saber e principalmente pautada nos seus interesses.

 

ESSAS MÃOS


 

Mãos, mãos cor cinza, Mãos desbotadas, mãos algemadas, abandonadas, na escuridão, precisando de vida.
Essas mãos não precisavam estar assim, amarradas, numa sala escura, sem porta e sem janela. Elas gostariam de ser livres, estar na escola, estudando, jogando xadrez, folheando livros, vendo o mundo on-line. Livres, estariam jogando vôlei, basquete, tocando a bola no campo do Corinthians, criando emoções, pintando a vida...
Elas poderiam estar livres, ser coloridas: vermelhas de amor, verdes de esperança, brancas de paz, multicor de felicidade.
Essas mãos poderiam transformar a vida no mundo.
Poderiam abrir uma nova porta, entrar numa nova sala, sem temor, sem medo, sem angústia, sem tédio, sem droga, sem escuridão, sem morte. Uma sala boa para viver, onde poderiam descobrir novas portas para uma nova vida. Uma vida generosa, onde o futuro é uma descoberta de liberdade e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário